O currículo é o seu cartão de visita. É um canal de vendas, por isso, é
fundamental que seja claro e objectivo, adoptando a versão normalizada de modo a
ser de fácil análise.
"Independentemente do 'layout' escolhido pelo
candidato, os currículos devem acima de tudo ser objectivos, devendo ter
idealmente entre uma a duas páginas", realça a consultora de recursos
humanos RHMais.
Ana Bernardes,
directora de recrutamento da Accenture Portugal, diz que "sendo o
currículo e a carta de apresentação os primeiros contactos entre as empresas e
o candidato, é fundamental que estejam bem estruturados e correctamente
redigidos".
O que importa é o conteúdo. "Currículos coloridos ou
com demasiada informação podem ser prejudiciais para o candidato", conclui
a Accenture.
Evitar as tradicionais gralhas e erros é fundamental para
não ser eliminado à partida.
Também é recomendável juntar uma fotografia e evitar
informação desnecessária.
A directora de recrutamento da Accenture acrescenta ainda
que devem evitar-se "informações desnecessárias e focar-se sempre nas
qualificações mais adequadas à posição que está a candidatar-se". Para a RHMais, "o fundamental é demonstrar a correspondência clara entre
as competências do candidato e a função a que se candidata".
O conhecimento de várias línguas,
informática, percurso profissional ou de estágio internacional, competências
técnicas diferenciadoras ou ainda participação em programas de voluntariado,
são alguns dos factores valorizados pela Accenture.
Outras capacidades, como ser capaz de interagir e trabalhar
em grupo são outros factores valorizados, num mundo cada vez mais exigente.
"Atribuímos importância à capacidade de aprendizagem e à capacidade de
trabalho em equipa, resolução de problemas, flexibilidade e adaptação à
mudança", acrescenta a directora de recrutamento da Accenture Portugal.
Publicado no site: www.alertaemprego.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário