quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dicas para uma boa Carta de Apresentação


Uma boa carta de apresentação deve despertar curiosidade para o seu curriculum vitae. A mesma deve ser curta e demonstrar personalidade.

 Siga estas dicas para escrever uma carta de apresentação vencedora:

1-Dirija a carta de apresentação a uma pessoa em concreto;
2-Personalize a carta de apresentação à vaga e à empresa;
3-Escreva entre 3 e 4 parágrafos;
4-Mostre que fez uma pesquisa extensiva sobre a empresa;
5-Demonstre que se encaixa na cultura empresarial;
6-Comece com uma frase/parágrafo fortes;
7-Dê exemplos que confirmem que tem as competências necessárias para desempenhar a função a que se candidata;
8-Mencione experiência de trabalho semelhante;
9-Indique qual a competência que o destaca dos demais candidatos.
10-Mostre a sua personalidade na carta de apresentação;
11-Não utilize abreviaturas, jargão ou gíria e certifique-se que não existem erros ortográficos;
12-Evite utilizar “Eu”, “Meu” e outras expressões que mostrem que está focado somente nas suas necessidades;
13-Não utilize um tom demasiado formal nem demasiado informal;
14-Não repita as informações descritas no CV;
15-Explique ao empregador o que ganha ao contratá-lo;
16-Indique porque escolheu candidatar-se aquela empresa em particular;
17-Escreva de forma clara e concisa – não inclua informação desnecessária;
18-Utilize o corpo do e-mail para escrever a carta de apresentação. Se se estiver a candidatar no Alerta Emprego utilize a caixa “Mensagem de Apresentação”;
19-Termine a carta de apresentação com um call-to-action, indicando ao recrutador que está disponível para agendar uma entrevista de emprego;
20-Inclua sempre os seus contactos pessoais

Publicado no site: www.alertaemprego.pt