Decidida a opção pelo recrutamento externo, a primeira etapa
é desenvolver é procurar candidatos que possuem responder ás exigências da
função, ou seja, o colaborador pretendido.
Existem profissionais que, por serem raros e muito disputados ou por estarem bem colocados, não procuram emprego, não estando, disponíveis no mercado de trabalho. Se procuramos um destes profissionais, ter-se-á de o identificar, fazer-lhe uma abordagem direta a cativá-lo para a empresa. Os anúncios, neste caso, serão ineficazes.
Por outro lado, existem profissionais que, por estarem desempregados, à procura do primeiro emprego ou insatisfeitos profissionalmente, se encontram numa situação de pesquisa ativa. Nestas circunstâncias, o recurso a anúncios, análise de candidaturas espontâneas, base de dados de universidades e afins, será ajustado.
Sendo assim, as principais fontes de recrutamento são:
•Rede de Conhecimentos;
•Candidaturas Espontâneas;
•Escolas Profissionais e Universidades;
•Agências de Recrutamento/ Trabalho Temporário;
•Recrutamento On-Line;
•Publicação de Anúncios;
•Candidaturas Espontâneas;
•Escolas Profissionais e Universidades;
•Agências de Recrutamento/ Trabalho Temporário;
•Recrutamento On-Line;
•Publicação de Anúncios;
Candidaturas Espontâneas: Trata-se de uma ação ativa de procura de emprego.
É uma candidatura enviada pelo candidato, de forma
espontânea, a uma empresa ou conjunto de empresas previamente selecionadas por
ele, de acordo com os seus interesses, aptidões e curriculum.
Não respondendo a um anúncio de emprego em particular,
suscita maior interesse do empregador, mostrando desde logo e em primeiro lugar
o seu espírito de iniciativa.
Escolas Profissionais e Universidades: São uma fonte interessante, quando se perspetiva a admissão de candidatos ao primeiro emprego, podendo-se selecionar o curso superior, médio ou técnico-profissional e a escola/universidade que melhor se ajusta á necessidade organizacional.
Escolas Profissionais e Universidades: São uma fonte interessante, quando se perspetiva a admissão de candidatos ao primeiro emprego, podendo-se selecionar o curso superior, médio ou técnico-profissional e a escola/universidade que melhor se ajusta á necessidade organizacional.
Agências de Recrutamento/Trabalho temporário: Atuam como mediador entre o empregador e os candidatos.
São elas que fazem a seleção inicial dos candidatos,
enviando para o empregador uma pequena lista de candidatos, considerados os que
preenchem melhor os requisitos exigidos.
Recrutamento On-Line: O recrutamento on-line, recrutamento eletrónico ou eRecruitment “são designações que representam uma das mais atuais, úteis e dinâmicas aplicações das tecnologias de informação no domínio da gestão das pessoas” (Alves in www.janelanaweb.com). O recrutamento on-line é definido como “o processo de recrutamento realizado via eletrónica, através da Internet ou da Web” (Eiras, 2001).
Processa-se, essencialmente de duas maneiras:
•Identificar ofertas de candidaturas individualmente divulgadas
por páginas próprias;
•Recorrer a bases de dados de currículos, organizadas por empresas ou outras instituições intermediárias entre candidatos e empregadores.
•Recorrer a bases de dados de currículos, organizadas por empresas ou outras instituições intermediárias entre candidatos e empregadores.
As empresas poderão utilizar a Internet, para divulgar s suas
necessidades de recrutamento, recorrendo ás seguintes possibilidades:
•Divulgação de anúncios de emprego, através de páginas de
empresas que divulgam, ou ter na página da empresa uma área específica que fale
do seu efetivo e das oportunidades de emprego disponíveis;
•Colocar na página da empresa, uma ficha curricular que os candidatos poderão preencher, oferecendo favorecendo os seus serviços para áreas concretas e remeter-lhes eletronicamente, constituindo, assim, a sua base de dados de candidaturas.
Publicação de Anúncios: Continua a ser a via mais utilizada e eficaz, já que permite concretizar com precisão os principais requisitos do perfil desejado e, consequentemente, atrair candidatos com as competências especificamente requeridas.
•Colocar na página da empresa, uma ficha curricular que os candidatos poderão preencher, oferecendo favorecendo os seus serviços para áreas concretas e remeter-lhes eletronicamente, constituindo, assim, a sua base de dados de candidaturas.
Publicação de Anúncios: Continua a ser a via mais utilizada e eficaz, já que permite concretizar com precisão os principais requisitos do perfil desejado e, consequentemente, atrair candidatos com as competências especificamente requeridas.
Este deve ser suficientemente atrativo e bastante preciso
sobre a função e o perfil desejado para ser seletivo
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A título de exemplo, se queremos recrutar um quadro superior,
o mais indicado poderá ser um anúncio no “Expresso” – na Bolsa de Emprego - ou
no J.N. de Sábado e Domingo. O recurso ao anúncio televisivo só se justifica se
quisermos recrutar massivamente (ex. Forças Armadas) e será tanto mais eficaz
quanto mais “nobre” for o horário. O recurso a colunas de anúncios, pela sua
fraca “visibilidade”, por sua vez, só é eficaz para mão-de-obra não
qualificada.
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